domingo, 24 de agosto de 2014

CADERNO e ABRIDOR DE LATAS e GARRAFAS


CADERNO:

MATERIAL:

- Caderno Escolar em Espiral: 96 folhas - Formato 200mm x 275mm.

Folheados Frontal:

- Mogno Africano;
- Marfim.

Folheado Verso:

- Mogno Africano.
Substrato: MDF 03mm, com anverso tingido em tom "tabaco".

Acabamento: Seladora em tom acetinado.








Considerações: Ambos os cadernos - me refiro ao da postagem anterior, também - são protótipos para projetos em análise. O desta postagem apresentou problemas, como o da anterior, na recolocação da espiral. A solução para eliminar de vez as deficiências é requisitar junto à prestadora de serviços no âmbito de encadernação a substituição do material. Assim a apresentação alcançará o objetivo.
    Quanto à estampa devo atentar que a escolha não foi das melhores. A que apresento - notem - deveria ser em um substrato com formato quadrado e não retangular, pois as formas que a compõe apresentariam ilusões óticas e imagens em 3D, que eram os objetivos. 
     O desenho foi projetado, inicialmente, com lados iguais. Após a colagem no substrato os excessos foram eliminados, deixando a estampa no formato do caderno (pura falta de atenção). Este trabalho requer um planejamento minucioso (o esboço quando ausente pode gerar um final indesejado). A pressa em finalizar o projeto me fez pular etapas. Portanto, não poderia o resultado ser outro. 
Um abraço a todos e uma ótima semana.



ABRIDOR DE GARRAFAS E LATAS:

Material:

- Abridor de Garrafas e Latas (modelo R$ 1,99);
- Madeira de Demolição (indefinida).

Acabamento: Seladora em tom acetinado.




Considerações: Assim como os cadernos estamos diante de um protótipo. 
    Na descrição do material me reporto à madeira utilizada como indefinida. Um cliente encontrou na rua vários pedaços desta madeira, mas muito mesmo - a mala do seu carro ficou completamente lotada (risos), e me deu. Não consegui identificar e descrevê-la. Resolvi levar um pedaço à Madeireira, pasmem, o mesmo resultado quanto à nomenclatura: nenhum; Ninguém conhecia a "dita cuja". Então foi batizada como: "Bento Gonçalves".
     Para recortar a madeira é projetado o desenho em uma folha de papel sulfite, este é colado à madeira e levado ao corte em uma Serra de Fita. Após, os ajustes são feitas em lixa (colada em um pedaço de madeira com formato cilíndrico) acoplada à Furadeira de Bancada, até o corte se ajustar ao formato do abridor. Após a madeira é colada ao metal utilizando Adesivo Epoxi.   

10 comentários:

  1. Puxa, que trabalhos lindos! Adorei! abraços, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica,
      senti sua ausência. Você tem um astral maravilhoso.
      Muito obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Quando a Marcia apresentou esse caderno
    pensei que era para um álbum de fotos !
    muito lindo ficou
    e o abridor de latas também. a madeira é muito bonita

    Zizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zizi,
      Muito obrigado pela visita e o comentário.
      Para que os trabalhos fiquem perfeitos adotei a confecção de protótipos (com o intuito de encontrar um padrão com toda perfeição que lhe é exigida). O segmento é para Agendas, Álbum de Fotos. . .

      Excluir
  3. Este folhado do caderno também é muito bonito e criativo.

    Legal a ideia de colocar a madeira no abridor...ficou bem decorativo.

    abraços,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Olá, ta arrasando nos cadernos, que show, e agora tem abridor de latas com um toque de madeira tambem, super lega, da um toque meio rustico, adorei. parabens

    ResponderExcluir
  5. Oi Ururahy!

    Lindos trabalhos! Como já disse, estes cadernos farão muito sucesso... Poderão ser utilizados para várias coisas... E o vestido novo do abridor, valorizou-o ainda mais... Hehehe Foste muito criativo! Ah, como diria o meu marido, tu estás ficando muito exigente com os teus próprios trabalhos... Eu escuto isto muito aqui em casa... Levo como uma crítica construtiva... Hehehe

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Ururahy!
    Que trabalhos lindos, achei um charme o abridor de garrafas e fiquei completamente deslumbrada pela mesa restaurada por você, simplesmente show de bola...
    Um beijo e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  7. Olá Oswaldo!
    Incríveis esses trabalhos, você está de parabéns. Perfeitos!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir