sábado, 11 de janeiro de 2014

RESTAURAÇÃO - MINI SERRA CIRCULAR DE MESA - ACERBI



ANTES:




DEPOIS:



Encontrei muita ferrugem; fios arrebentados e emendados; borrachas e correia desgastadas e ressecadas; pintura queimada; rolamento defeituoso. Quando cheguei com a máquina na oficina ela funcionou um determinado tempo e parou. Diagnóstico: motor grimpado e rolamento  desgastado.









Vamos ao desmonte:

Mesa e suporte para o eixo.

Carcaça interna, capacitor (peça amarela) fios e interruptor.


Motor "Weg" 1/3 CV - 3430 RPM - 110/ 220 Volts.


Carcaça área externa e etiqueta do fabricante.




Mesa e suporte para o eixo limpa e lubrificada.



Carcaça pintada na cor original do fabricante.



A máquina pronta e montada. Rolamentos trocados motor desengripado e tudo funcionando. 


A madeira sobre a mesa de corte foi cortada por ela. Aliás, esse tópico é único pendente: A serra 5 1/2 Pol. não foi encontrada; A original está "cega" e com um dos dentes danificados. Portanto, o corte não foi aquela perfeição que se espera de uma serra circular.















CONSIDERAÇÕES: Esta serra foi encontrada em um Ferro Velho. Como sou um apaixonado por ferramentas dei prioridade a essa restauração. De mais a mais todos os projetos que tenho atualmente na oficina me pertence. Sendo assim, me dou o direito de interromper um para priorizar o que mais me agrada (rsss). Esta máquina, segundo o proprietário de Ferro Velho, pertencia a uma fábrica de vassouras (ficou de pegar o telefone do proprietário da fábrica para que eu possa colher mais detalhes sobre ela). O que sei até agora, objeto de pesquisas na WEB, é que o fabricante vendeu a indústria e logo a seguir o proprietário atual encerrou às atividades. Encontrei somente uma idêntica a esta de propriedade de um fabricante de Violino - Leonardo "Luthier" 1. Atualmente seu Blog está sem acesso desde de 2011 e seu e-mail não responde, deixei um comentário em sua última postagem com a esperança de entrar em contato. Ainda não tive tempo de aprofundar nas pesquisas, mas por certo o farei em breve. Aceito informações de quem as tiver.

14 comentários:

  1. Pra mim, você fez um verdadeiro milagre!! Imagino o prazer que sentiu depois de restaurada!
    Um otimo domingo
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Mini Serra foi achado e tanto; Uma garimpagem de respeito.
      Gostei dela a primeira, segunda e terceira vista.

      Excluir
  2. Olá
    Fiquei feliz de ver,saber que já estas fazendo maravilhas novamente!!!
    Vim agradecer sua carinhosa vst lá no blog.
    Desejar um 2014 ,com saúde e paz.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lúcia.
      Eu também estou muito feliz. Um pouco lento, mas feliz.
      Para você também e todos os seus.

      Excluir
  3. Parabéns pelo achado e pelo trabalho de restauração, ficou perfeita.O dono do nome acerbi hoje em em dia é a Reico, talvez encontre mais informações a respeito: http://www.industriabrasileira.com/empresas/reico/imprimir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Danilo.
      Você sempre com uma boa dica.

      Excluir
  4. Olá Ururahy,
    Que bom que voltou à ativa! Foi uma restauração e tanto e com a preocupação de manter o mais original possível, ficou novinha!!! Espero que encontre uma serra nova, e aí sim ficará perfeita!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Regina.
      Até eu me surpreendi com o resultado. A restauração foi bem planejada, mas não esperava que ficasse quase perfeita. Quanto à serra senão encontrá-la acredito que possa trabalhar com uma polegada à mais ou a menos.
      Abraços

      Excluir
  5. Olá José Roberto,
    respondi em seu Blog, Mas, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite. Acabei de ler e fiquei muito feliz com este tópico. Sabe porque? Tenho uma que usava para fazer porta retratos Está perfeita e original com todos acessórios. E vou tentar dar uma limpada para retirada de teias de aranhas. Kkkk.

    Em seguida tentar vender no mercado livre para apurar um $$$ e adquirir uma DeWalt de bancada com 2000 wats para voltar a prática do hobby de marcenaria nos fins de semana. Isso é uma prática muito salutar e anti stress.

    Meus parabéns pelo que vi conseguiu fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,
      ela continua até hoje na oficina e em funcionamento.
      Respondi sua mensagem também pelo e-mail.
      Osvaldo Ururahy

      Excluir
  7. Ola boa tarde
    poderia informar sobre a correia para essa maquina

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma correia de reserva Vou ver o tamanho e algum código e te paço. Manda email que te informo. Vou anunciar a venda da minha que está original com tudo que veio junto e mais alguns itens comprado depois.

    ResponderExcluir