quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

MESA DE CENTRO RESTAURADA EM MARCHETARIA - TROCA DO MOTIVO MARCHETADO




ANTES






DEPOIS




Nas fotos coloco a sequencia desde o seu início até o mobiliário restaurado e a história que me fez optar pelo desenho geométrico.


Retirada do folheado Padrão Cerejeira.








Um pouco de história para entender a escolha que fia quanto à Marchetaria aplicada na Mesa de Centro: A escolha se deu em virtude da peça ter sido confeccionada no auge do Movimento Vanguardista de importante relevância, e um divisor de águas em nossa Literatura, Música, Artes Plásticas e Esculturas. O Neo-Concretismo se iniciou em 1957, no Rio de Janeiro. Uma dissidência do Concretismo Paulista (excesso de racionalismo). Os mentores daquele movimento foram Ferreira Gullar e a Artista Plástica Lygia Clark. O manifesto Neoconcreto foi publicado no Jornal do Brasil. O Movimento foi dividido em dois grupos. O Artista Plástico e Designer Visual: Hércules Barsotti, como maior expoente, apesar do convite feito por Ferreira Goulart, não adere a qualquer dos grupos e se nega a assinar qualquer manifesto. Porém junto a outros de relevada importância faz prevalecer a liberdade de concepção. Daí surgiram obras de rara beleza e maestria. Para não prolongar, quem se interessar pesquise e se surpreenderá com com o que foi o movimento e sua importância, onde artistas como: Caetano Veloso; Vila Lobos, Elis Regina e outros sofreram influência do Movimento. No meu ponto de vista vejo: Ferreira Gullar (na poesia e teatro) e Hércules Barsotti (nas Artes Plásticas e figuras publicitárias) como os principais artistas do Movimento.  
Vamos à mesa de Centro como ficou:

O Centro da mesa - conforme visualizado nas fotos acima - estavam com um visual pobre e danificado. Para o desenho geométrico foram utilizados os seguintes folheados: Cedro, Marfim Palha e na moldura, para não distinguir com o corpo da peça (Cedro Rosa - raramente encontrado no mercado "protegida e proibida sua comercialização) - foi utilizado o folheado Curupixá em um tom bem aproximado de Cedro Rosa (vide foto "ANTES"). 


A mesa passou por  um tratamento de limpeza total, colocada no esquadro e desempenada. Ainda, foi retirado o acabamento antigo sendo substituído pela cera de Marchetaria (mais fácil de manutenção, pois os poros da madeira livre e desimpedidos permitem que os produtos de limpeza e manutenção penetrem em suas fibras, mantendo a madeira livre de ressecamentos. Portanto, quase impossível aparecimento de rachaduras ou empenos mantendo-se com aparência de um mobiliário bem cuidado.
Por solicitação do cliente o motivo marchetado foi substituído por uma aparência mais clássica e próxima do original para combinar com os móveis do cômodo onde ela ficará exposta.

Após a modificação ela se apresenta desta forma:




MESA DE CENTRO COM O MOTIVO MARCHETADO SUBSTITUÍDO:



O proprietário terminou as obras e requisitou a entrega das peças. As peças serão entregues nesse final de semana e será exposta no Réveillon e inauguração de sua nova residência. 


Foram utilizados os seguintes folheados: Mogno Africano (moldura), Marfim Palha (filete entre a moldura e o centro), na região central foi utilizado um folheado pré composto tipo mogno.

   Tenho que concordar com o proprietário: O mobiliário mais clássico ficou bem mais bonito. 






Abaixo a escrivaninha, que pertence ao mesmo proprietário. Para conhecer o estágio anterior à restauração desse mobiliário é só procurar o tópico: "Escrivaninha Antiga". 






5 comentários:

  1. Que bom que esta de volta com sua arte! A mesa ficou maravilhosa, e também concordo que o clássico aqui nesse caso ficou perfeito!
    Desejo um ano com muita saúde e muito trabalho pra vocês!
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Denise,
      Para você também e todos os seus.
      Lembranças de Osvaldo Ururahy

      Excluir
  2. Ficou maravilhosa, perfeita. Parabéns!
    Grande abraço, Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mari,
      essa mesa deu trabalho e o que falar.
      Para você também.

      Excluir
  3. Olá Osvaldo, vim conhecer seu espaço e gostei muito de tudo que vi por aqui, parabéns pelo belo trabalho. Também estou te seguindo. Ótima sexta feira!

    ResponderExcluir